HOME OFFICE - A IMPORTÂNCIA DE TER UM ESPAÇO PROJETADO


Quem nunca se viu tendo que dividir o espaço com as refeições do dia, ou com os brinquedos das crianças? Se a casa for pequena então, aí é que bate o desespero e muita gente não consegue enxergar uma solução para o problema. Numa época em que fomos obrigados a, literalmente, levar o trabalho pra casa, essa divisão dos espaços e a funcionalidade da casa teve que ser totalmente adequada a nova rotina. Para que se possa manter a mesma produtividade devemos projetar esse espaço de forma que, ao entrar nesse ambiente, possamos também entrar no clima de trabalho. Para estruturar seu home office você precisa levar em consideração alguns itens:

  • Equipamentos: Que tipo de computador você utiliza? Ë um desktop ou um notebook? Tem CPU? Precisa de impressora? Utiliza mais de um monitor? Qual tamanho deste monitor? Tem mais algum equipamento que necessita para trabalhar? De acordo com as respostas você conseguirá definir exatamente o tamanho da sua mesa, tanto na largura como na profundidade, que é um item muito importante para o conforto e ergonomia.



  • Luz: É necessário avaliar quanto de luz do dia você recebe neste ambiente, a melhor posição para a mesa, quais horários será utilizado o espaço, que tipo de trabalho você executa, se é um trabalho manual, no computador, se necessita de muita luz para executa-lo e quantos pontos de luz existe no ambiente. Tudo isso definirá qual melhor lâmpada, luminária e sua posição de acordo com o layout definido.



  • Quantas pessoas usarão este ambiente? Este ambiente será dividido com mais pessoas da família? As pessoas que utilizarão o espaço precisam fazer reuniões ou falar ao telefone? Qual a frequência? Precisa de um isolamento? Essas questões definirão o layout, mobiliário e até se será necessário pensarmos em um outro ambiente na casa para acomodar outra pessoa separadamente.



  • Marcenaria: Precisamos guardar muitos documentos ou materiais? Que tipo de materiais guardamos? Papeis, caixas, pastas, potes... Isso definirá que tipo de marcenaria precisamos, se vamos precisar de mais gavetas, prateleira, expositores...



  • Cadeira: Quanto tempo ficaremos sentados? Qual a altura da mesa? Utilizamos mesa em altura para computador ou necessitamos de bancadas altas? A cadeira precisa ser muito bem avaliada, pense que passamos muitas horas sentados dependendo do nosso tipo de trabalho então investir nesse item o máximo que pudermos será o ideal. Estes e tantos outros detalhes que devemos considerar para que se torne um espaço agradável já que iremos utiliza-lo todos os dias por longas horas.



Como avaliamos anteriormente cada tipo de trabalho terá um projeto exclusivo onde precisamos pensar na funcionalidade e conforto de quem irá utiliza-lo. Por isso a importância de um projeto feito sob medida exclusivamente para você, atendendo suas necessidades e gostos, para que se torne um lugar personalizado, prático e confortável.


Posts Em Destaque
Posts Recentes